Ataques de phishing crescem com a pandemia. 7 dicas para lidar com este problema


Ataques de phishing crescem com a pandemia. 7 dicas para lidar com este problema








 

Recebeu na sua caixa de e-mail mensagens para rever cotações ou analisar faturas?
Atualizar dados do banco para não perder o acesso? A sua situação não é única.. Com esta pandemia, veio uma nova vaga de phishing em massa que promete dar muitas dores de cabeça às empresas.

 
Este método não é novo, mas tal como as nossas empresas identificaram novas oportunidades de negócio com esta situação, também os hackers se reinventaram para aproveitar este momento.

Nas últimas semanas tem-se verificado um aumento exponencial de ataques deste género, muito por culpa das fragilidades causadas por este momento que ninguém estava à espera.

Com a adesão ao teletrabalho, a segurança das empresas ficou fragilizada e basta ao hacker ter acesso ao email de uma ou duas pessoas da empresa para usar as respetivas entidades para as ações de hacking.

Organizações do Estado como o Serviço Nacional de Saúde, o Portal das Finanças e o Ministério da Saúde e da Administração Interna foram vítimas destes ataques, e nem clubes como o SL Benfica e Sporting e entidades bancárias como a Caixa Agrícola e o BBVA foram poupadas.

E como todo o cuidado é pouco nos dias que correm, deixamos-lhe 7 dicas para se precaver e evitar males maiores:

 

1. E-mails duvidosos

Como já abordado neste artigo, nunca clique ou faça qualquer ação se receber e-mails com anexos de fontes desconhecidas. Apague-o imediatamente.

2. Atualize regularmente o seu antivírus e sistema operativo

Mantenha o seu antívirus e sistema operativo atualizados sempre que possível, caso contrário eles podem não “saber” da existência de malwares novos.
Por padrão, a funcionalidade de atualização automática costuma estar ativa mas é sempre bom verificar essa questão.

O nosso antivirus de eleição é: Kaspersky Anti Virus

3. Use palavras-passe seguras

Uma palavra-passe forte deve conter pelo menos 12 letras maiúsculas e minúsculas, bem como números e símbolos. Tente criar uma senha diferente para cada dispositivo e site que utiliza.
Se tiver dificuldade em memorizar todas as palavras-passe, um gestor de passwords pode ajudá-lo nesse sentido. Os gestores de passwords são aplicações que criam e/ou armazenam senhas fortes e com um alto nível de encriptação, tornando as suas palavras-passe difíceis de hackear. Assim, só tem de se lembrar da senha principal para a aplicação.

O nosso gestor de passwords de eleição é: Kaspersky Password Manager Premium

4. Utilização de autenticação de dois fatores

Complementando o ponto 3, esta opção adiciona uma camada extra de proteção à sua conta. Esta autenticação requer um código adicional para iniciar sessão na conta, e este código é na maioria das vezes disponibilizado no seu smartphone por mensagem.

5. Utilize uma VPN

Uma VPN (Virtual Private Network) encripta as suas atividades online e garante que todas os dados que envia e recebe através de uma ligação Wi-fi são seguros.
Este serviço funciona como um “túnel” entre o seu dispositivo e a Internet. Ele vai redirecionar o seu tráfego de Internet através de um servidor VPN especialmente configurado, escondendo assim o seu endereço IP e encriptando todos os dados que envia e recebe.

O nosso VPN de eleição é: OpenVPN

6. Cuidado com as redes Wi-fi

Para tornar a sua rede wi-fi mais protegida, mude o nome da rede, altere a sua password com regularidade e opte pelo protocolo WPA2 ou WPA3.
Não é recomendado o uso de Wi-fi públicas que não sejam seguras pois podem deixar o seu dispositivo vulnerável a escutas e hackers.

7. Atenção aos instaladores automáticos

Cuidado com as instalações que faz no seu computador. Não as faça só clicando seguinte em todas as janelas que aparecem. Muitas sugerem a instalações de outras aplicações e pode aceitar fazê-lo sem sequer se aperceber. Leia as opções e desative o que não for necessário.

Concluindo, protegermo-nos no “mundo virtual” pode até ser algo trabalhoso, mas vale mais evitar os problemas adoptando uma postura defensiva e tomando as devidas precauções do que ter de lidar com eles no futuro.

Gostaria de saber mais sobre as soluções abordadas e como as implementar na sua empresa?

Continuamos ON e prontos a ajudá-lo neste processo.

 

Write a Comment