Skip to Main
Logo

Suporte técnico +351 259 330 080

(chamada para a rede fixa nacional)

6 erros comuns na escolha de um software de faturação

Depois de perceber a importância que um software de gestão pode ter na sua empresa, é necessário procurar um software que se adeque às exigências do negócio e das suas equipas, e durante esse processo de escolha há alguns erros comuns que podem ser cometidos.

Tendo isso em conta, preparamos uma lista com 6 dos erros mais comuns que se podem cometer:

Não avaliar as necessidades (e prioridades) da empresa

A razão principal para a procura de um novo software de gestão para a sua empresa é, além de aprefeiçoar e automatizar processos, atender às dificuldades vividas no dia-a-dia.

Do lado do gestor, há a consciencialização de que uma ferramenta de gestão impacta diretamente a produtividade e lucratividade de uma empresa, mas é necessário entender quais são as principais necessidades de cada setor/departamento do negócio para que a escolha do software traga as soluções esperadas. Saber essas necessidades ajuda-nos a entender quais são as práticas e processos que precisam de ser melhorados e quais já funcionam bem.

Optar por soluções que não oferecem suporte

Tão ou mais importante que avaliar as necessidades da organização, é escolher uma solução que ofereça assistência personalizada e não o deixe na mão quando surgirem dificuldades no dia-a-dia.

Tenha esse fator em especial atenção pois ele pode tornar-se numa grande vantagem competitiva em relação à concorrência, já que irá afetar diretamente a qualidade e rapidez da entrega dos seus serviços.

Não pensar a longo prazo

É necessário pensar mais a frente no tempo durante a escolha do novo software. Além de ter de solucionar os problemas que a empresa tem atualmente, tem de ter a certeza que determinado software vai conseguir acompanhar o crescimento da empresa no futuro.

O software oferece a estrutura necessária para o crescimento da empresa? E se, quando a empresa crescer, o software não conseguir acompanhar as mudanças porque foi feito para outro segmento de empresas? O que vai fazer? Perder todos os dados? Ou ter o trabalho de migrar todas as informações para o novo software que suporta esse crescimento?

Ser resistente às mudanças

A resistência às mudanças é muito comum em ambiente empresarial. Isto porque, até a empresa ter adotado o novo software, todo o trabalho era desenvolvido de uma forma específica e, mesmo que os resultados não fossem os esperados, havia uma rotina já delineada e toda a equipa estava habituada a trabalhar dessa forma.

Mas, mesmo que existam dificuldades iniciais (e é normal elas existirem), isso não justifica a resistência à mudança, sobretudo se ela trouxer bons resultados.

Não escolher um software específico para a sua área de negócio

A quantidade de softwares no mercado cresce de dia para dia, mas nem todos eles estão preparados para lidar com as exigências específicas de cada negócio.

Como cada empresa tem os seus próprios objetivos e especificidades, o software tem de ser capaz de se moldar a ela e não o contrário. Nesse sentido, a implementação de um novo software tem de ser vista como uma evolução e não apenas uma mera substituição.

Sem esta preocupação, corre-se o risco de implementar um sistema com grandes discrepâncias face às funcionalidades que a empresa precisa para o seu funcionamento.

Descurar a formação dos seus colaboradores

A implementação de um novo software na empresa vai exigir do gestor e dos seus colaboradores a predisposição para aprender as novas maneiras de operar o sistema. Um bom domínio do software vai permitir retirar o máximo benefício e melhorar os processos na empresa.

Desta forma, a formação dos colaboradores toma um papel fundamental. São eles que vão estar diretamente em contato com o software e, por isso, devem aprender todas as funcionalidades e truques específicos, além de perceber de que forma esta mudança vai alterar a antiga rotina.

Agora que já conhece os erros mais comuns durante a escolha do novo software para a sua empresa, tem as ferramentas necessárias para tomar uma decisão ponderada e bem-sucedida.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda na escolha do melhor software para o seu negócio? Fale connosco