Suporte técnico +351 259 330 080

#somosdigitais

Ataques de phishing crescem com a pandemia. 7 dicas para lidar com este problema

Recebeu na sua caixa de e-mail mensagens para rever cotações ou analisar faturas?
Atualizar dados do banco para não perder o acesso? A sua situação não é única.. Com esta pandemia, veio uma nova vaga de phishing em massa que promete dar muitas dores de cabeça às empresas.

 
Este método não é novo, mas tal como as nossas empresas identificaram novas oportunidades de negócio com esta situação, também os hackers se reinventaram para aproveitar este momento.

Nas últimas semanas tem-se verificado um aumento exponencial de ataques deste género, muito por culpa das fragilidades causadas por este momento que ninguém estava à espera.

Com a adesão ao teletrabalho, a segurança das empresas ficou fragilizada e basta ao hacker ter acesso ao email de uma ou duas pessoas da empresa para usar as respetivas entidades para as ações de hacking.

Organizações do Estado como o Serviço Nacional de Saúde, o Portal das Finanças e o Ministério da Saúde e da Administração Interna foram vítimas destes ataques, e nem clubes como o SL Benfica e Sporting e entidades bancárias como a Caixa Agrícola e o BBVA foram poupadas.

E como todo o cuidado é pouco nos dias que correm, deixamos-lhe 7 dicas para se precaver e evitar males maiores:

 

1. E-mails duvidosos

Como já abordado neste artigo, nunca clique ou faça qualquer ação se receber e-mails com anexos de fontes desconhecidas. Apague-o imediatamente.

2. Atualize regularmente o seu antivírus e sistema operativo

Mantenha o seu antívirus e sistema operativo atualizados sempre que possível, caso contrário eles podem não “saber” da existência de malwares novos.
Por padrão, a funcionalidade de atualização automática costuma estar ativa mas é sempre bom verificar essa questão.

O nosso antivirus de eleição é: Kaspersky Anti Virus

3. Use palavras-passe seguras

Uma palavra-passe forte deve conter pelo menos 12 letras maiúsculas e minúsculas, bem como números e símbolos. Tente criar uma senha diferente para cada dispositivo e site que utiliza.
Se tiver dificuldade em memorizar todas as palavras-passe, um gestor de passwords pode ajudá-lo nesse sentido. Os gestores de passwords são aplicações que criam e/ou armazenam senhas fortes e com um alto nível de encriptação, tornando as suas palavras-passe difíceis de hackear. Assim, só tem de se lembrar da senha principal para a aplicação.

O nosso gestor de passwords de eleição é: Kaspersky Password Manager Premium

4. Utilização de autenticação de dois fatores

Complementando o ponto 3, esta opção adiciona uma camada extra de proteção à sua conta. Esta autenticação requer um código adicional para iniciar sessão na conta, e este código é na maioria das vezes disponibilizado no seu smartphone por mensagem.

5. Utilize uma VPN

Uma VPN (Virtual Private Network) encripta as suas atividades online e garante que todas os dados que envia e recebe através de uma ligação Wi-fi são seguros.
Este serviço funciona como um “túnel” entre o seu dispositivo e a Internet. Ele vai redirecionar o seu tráfego de Internet através de um servidor VPN especialmente configurado, escondendo assim o seu endereço IP e encriptando todos os dados que envia e recebe.

O nosso VPN de eleição é: OpenVPN

6. Cuidado com as redes Wi-fi

Para tornar a sua rede wi-fi mais protegida, mude o nome da rede, altere a sua password com regularidade e opte pelo protocolo WPA2 ou WPA3.

Não é recomendado o uso de Wi-fi públicas que não sejam seguras pois podem deixar o seu dispositivo vulnerável a escutas e hackers.

7. Atenção aos instaladores automáticos

Cuidado com as instalações que faz no seu computador. Não as faça só clicando seguinte em todas as janelas que aparecem. Muitas sugerem a instalações de outras aplicações e pode aceitar fazê-lo sem sequer se aperceber. Leia as opções e desative o que não for necessário.

Concluindo, protegermo-nos no “mundo virtual” pode até ser algo trabalhoso, mas vale mais evitar os problemas adoptando uma postura defensiva e tomando as devidas precauções do que ter de lidar com eles no futuro.

Gostaria de saber mais sobre as soluções abordadas e como as implementar na sua empresa?

Continuamos ON e prontos a ajudá-lo neste processo.

Termos e condições
ASPETOS GERAIS
A utilização do Site atribui automaticamente a condição de Utilizador e implica a aceitação, plena e sem reservas, de todas as disposições incluídas nos Termos e Condições, na versão vigente em cada momento em que acede ao Site. Se não aceitar integralmente qualquer uma das condições estabelecidas, não deverá aceder/utilizar o nosso Site. Ao consultar, utilizar ou descarregar o conteúdo do Site, está a comprometer-se a respeitar as condições estabelecidas neste documento.
O Utilizador poderá utilizar o Site, sem necessidade de qualquer registo. No entanto, algumas das funcionalidades do Site poderão encontrar-se dependentes de registo.


FUNCIONALIDADES DO SITE


Utilizador Registado

De forma a aceder a mais funcionalidades, o Utilizador poderá registar-se no Site.
O Utilizador deve preencher um formulário, no qual, para além de elementos opcionais, deverá indicar obrigatoriamente os seguintes dados:
- Primeiro e Último nome;
- Endereço de correio eletrónico;
- Palavra-chave.

Toda a informação prestada pelo Utilizador deverá ser correta e verdadeira. O Utilizador deve atualizar a informação facultada, sempre que esta sofra quaisquer alterações. O Utilizador responsabiliza-se exclusivamente por quaisquer declarações falsas, incompletas ou incorretas que preste e pelos prejuízos que estas possam provocar à empresa ou a terceiros, com a informação que faculte.
Não seremos responsáveis por eventuais danos decorrentes do uso indevido ou negligente da palavra-chave definida pelo Utilizador para acesso à sua conta. O Utilizador deverá assegurar a confidencialidade da respetiva palavra-chave.

Funcionalidades da Conta
O Utilizador Registado terá acesso a uma área pessoal, com os dados que tiver indicado no momento do registo.
Através do registo, o Utilizador poderá aceder aos dados da sua conta e proceder à sua alteração ou eliminação definitiva. Pode consultar as suas encomendas, devoluções e comunicações com a empresa.

Catálogo de Produtos (Loja online)
No Site encontram-se disponíveis os produtos comercializados pela J.M.E. – Gabinete Técnico de Informática, Lda com sede Rua de Montezelos, Lote 22, Loja 9 5000-433 Vila Real, com o NIF 502964901. A informação sobre os produtos apresentada no Site destina-se apenas a fornecer um breve resumo informativo para melhor conveniência e informação do visitante.
Tomamos todas as providências para garantir que as informações e os dados contidos no Site são precisos e atualizados, aquando da sua introdução no mesmo. No entanto, não é garantida a atualização ou correção destas informações. Não damos qualquer garantia, expressa ou implícita, quanto à exatidão ou integridade de qualquer informação (incluindo informação sobre bens e serviços) incluída no Site.
Reservamos o direito de alterar, apagar ou mover qualquer informação no Site, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Os Utilizadores aceitam e reconhecem expressamente que:
- As fotografias apresentadas no Site têm caráter meramente ilustrativo, devendo os Utilizadores consultar informação detalhada sobre os produtos e as respetivas caraterísticas/especificações;
- O preço exposto é o preço recomendado, podendo, contudo, existir erros ortográficos aos quais não podemos garantir o fornecimento caso seja essa a situação;
- Faremos todos os esforços razoáveis para incluir informação exata e atualizada sobre os produtos no Site. Não obstante, não o podemos garantir;
- Não garantimos a existência em stock dos artigos incluídos no Site, nem tão pouco assumimos a responsabilidade por artigos descontinuados.


DADOS PESSOAIS E SEGURANÇA DE DADOS
Por favor consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.


PROPRIEDADE INTELECTUAL
Salvo disposição em contrário, os conteúdos do site, texto, gráficos, fotografias tem direitos reservados à empresa, sendo proibida a sua utilização, com fins comerciais ou não.


LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
O Utilizador será responsável pelo conteúdo da informação enviada ou transmitida para o Site.
É do conhecimento do Utilizador que a utilização do Site poderá não ser 100% segura, existindo a possibilidade das informações enviadas/recebidas serem intercetadas por partes não autorizadas, não sendo a empresa responsável por falhas na segurança das comunicações e não assumindo qualquer responsabilidade pelo uso indevido da sua informação por terceiros.
O Utilizador reconhece que o acesso e utilização do Site poderá sofrer interrupções e que a informação do Site pode conter bugs, erros, falhas técnicas, problemas ou outras limitações. O Site pode conter ligações para outras páginas eletrónicas ou ser acedido através de outras páginas eletrónicas. Não pode a empresa ser responsabilizada pelas mesmas, nomeadamente pelo controlo dos conteúdos, disponibilidade, operacionalidade ou desempenho.
Nos termos máximos permitidos por lei, a empresa exclui qualquer responsabilidade, direta ou indireta, pela utilização do Site.


DISPOSIÇÕES FINAIS
No caso de violação dos presentes Termos e Condições, reservamos o direito de exercer toda e qualquer ação legalmente prevista. Além disso, reservamos o direito de, discricionariamente, dar como terminado o acesso ou utilização do Site, com ou sem notificação do Utilizador.
Os Termos e Condições de utilização do Site são regulados de acordo com as leis em vigor.
Se qualquer provisão aqui descrita for considerada ilegal, nula, ou por qualquer razão inexequível, essa provisão será eliminada ou reduzida nos termos da lei, não afetando a validade e exequibilidade das restantes provisões.
Reservamos o direito de alterar os presentes Termos e Condições sem aviso prévio. O Utilizador está vinculado à versão dos Termos e Condições no momento da sua utilização, pelo que recomendamos a sua consulta periódica.

Política de Privacidade
Respeitamos a sua privacidade e agradecemos a confiança que deposita em nós. Nesta Política de Privacidade explicamos quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos.
Os seus dados serão tratados por J.M.E. – Gabinete Técnico de Informática, Lda, NIF 502964901, com sede em Rua de Montezelos, Lote 22, Loja 9 5000-433 Vila Real, doravante "nós". Esta sociedade é a responsável pelo tratamento de dados pessoais no cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Para as questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais deverá contactar-nos através do seguinte email: info@jme.pt

Porque precisamos da sua informação?
Nós trataremos os seus dados pessoais com as finalidades de gestão de clientes e marketing.
A informação que nos disponibiliza destina-se apenas a prestar-lhe um serviço mais adequado às suas características e necessidades. Como tal, e para efeitos de entrega de encomendas e contatos do Apoio ao Cliente, desde já informamos que os seus dados de contacto e morada serão transmitidos às empresas transportadoras e a prestadores de serviços subcontratadas para a realização dos serviços contratados pelos seus clientes.
Trataremos os seus dados para lhe enviar informações sobre produtos e serviços.
Este tratamento de dados será realizado apenas com o seu consentimento, prestado no momento de registo. Caso consinta, receberá comunicações de marketing através de e-mail e SMS.

O consentimento para o tratamento de dados pessoais para efeitos de marketing direto pode ser revogado em qualquer altura.
Os seus dados serão conservados até que pretenda a sua eliminação.
Política de Cookies
COMO UTILIZAMOS AS COOKIES

As cookies são utilizadas para melhorar o nosso serviço. Algumas das cookies são essenciais para garantir as funcionalidades disponibilizadas, enquanto outras são destinadas a melhorar o desempenho e a experiência do utilizador.

As cookies essenciais destinam-se a:
- lembrar o que adiciona ao carrinho
- lembrar o seu progresso na encomenda

As cookies funcionais destinam-se a:
- lembrar os dados da sua conta
- garantir que a sua ligação é segura
- garantir que o sítio web é mostrado de forma consistente
- oferecer suporte através de chat

As cookies de desempenho destinam-se a:
- melhorar o desempenho do sítio web reduzindo o número de loads das páginas que visita
- melhorar a experiência do utilizador

As cookies de segmentação destinam-se a:
- permitir que partilhe e goste nas redes sociais
- enviar informação a outros sítios web para personalizar a publicidade mostrada.


EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO DAS COOKIES

As cookies são utilizadas para melhorar o serviço que lhe é prestado, como por exemplo:
- possibilitar a utilização de alguns serviços como o pagamento, que não seria possível sem as cookies
- permitir que um serviço reconheça o seu dispositivo para que não tenha de fornecer constantemente os mesmos dados
- reconhecer que já forneceu um nome de utilizador e palavra-passe quando ligado à área de cliente para que não tenha de o fazer sempre que consulta uma página
- contabillizar quantas pessoas estão a utilizar um serviço, permitindo assim garantir que a utilização é rápida
- analisar dados que nos permita saber como utiliza os serviços para que os possamos melhorar

Se não permitir que o sítio web utilize cookies, algumas páginas e funcionalidades não vão funcionar como esperado. Como exemplo, não poderá utilizar a lista de compras.
Se deseja apagar as cookies que já se encontram no seu computador, consulte a secção de "Ajuda" do seu navegador de internet.
Poderá ainda saber mais informações sobre cookies e como as gerir no sítio http://www.aboutcookies.org (Inglês) ou consulte a secção "Ajuda" do seu navegador de internet.
Entregas e Devoluções
ENTREGAS

Quando está a efetuar o check-out no carrinho de compras, serão apresentados: as zonas de expedição, os métodos de entrega disponíveis, bem como os prazos e custos da entrega.

Nas entregas ao domicílio receberá um email de confirmação da entrega (enviado assim que a sua compra sair do nosso armazém).
Poderá ser contactado pelo transportador, por sms ou email para ser informado da entrega da encomenda.

DEVOLUÇÕES

Dispõe de 15 dias, contado a partir da data de receção da encomenda para efetuar a devolução.
As devoluções devem ser solicitadas via website, na sua área reservada ou usar o link que se recebeu quando efetuou a encomenda.
Só serão efetuadas devoluções de artigos em perfeitas condições.
A entrega do produto ficará a cargo do cliente sendo que a morada para remeter a mercadoria será enviada na autorização de devolução.
Após a recepção da devolução pode optar por receber o valor da sua devolução ou em Voucher que será processado automaticamente ficando disponível na área reservada, ou será devolvido o montante pago pelo mesmo método que usou para efetuar o pagamento. Caso tenha usado a referencia Multibanco terá que indicar o IBAN para se processar a devolução do valor.