Skip to Main
Logo

Suporte técnico +351 259 330 080

(chamada para a rede fixa nacional)

Como o Covid-19 veio acelerar a transformação digital

O Covid-19 tem sido um catalisador da mudança. Empresas que tinham resistido ao trabalho remoto não tiveram outra opção se não abraçar esta nova forma de trabalho, para a segurança dos seus funcionários e comunidades.


"We've seen two years of digital transformation happening in the space of two weeks." — Anthony Walker, Vice-Presidente Executivo da TechUK


Perante esta mudança, os trabalhadores tiveram de se familiarizar rapidamente com novas ferramentas de colaboração, partilha de trabalho e interação para substituir a tradicional comunicação "cara-a-cara". Os utilizadores de Microsoft Teams por exemplo, aumentaram em 70%(!!), com os números a ultrapassarem os 75 milhões de utilizadores empresariais (e não só!). As emmpresas, tiveram de descobrir rapidamente alternativas para as tarefas que geralmente eram executadas em ambiente de escritório e esses negócios, mesmo resistentes à mudança, tiveram de se adaptar a esta nova normalidade.


A tecnologia, que tanto tem facilitado as nossas vidas profissionais e domésticas durante estes tempos - não apenas para colaboração mas para manter a continuidade, fornecer operações críticas para os negócios e ajudar a mantermo-nos conectados -, é mais importante que nunca. Além disso, também ajudou as organizações a atender às mudanças de comportamento dos consumidores, como o surgimento emergente da economia "doméstica" e a explosão do E-commerce. Plataformas tecnológicas, APIs e softwares analíticos passaram a desempenhar um papel muito importante no atendimento às expectativas do consumidor, melhorando a sua experiência de cliente, simplificando sistemas, automatizando processos e permitindo que os negócios aumentem e aproveitem a crescente procura destas soluções.


Uma nova revolução industrial



O impacto do Coronavirus na nossa sociedade acelerou a transformação digital numa escala que ninguém estava à espera. O que estamos a experienciar hoje é a aceleração significativa da adopção da tecnologia no mundo.

E isto parece-se em muito com uma nova revolução industrial, na medida em que as empresas examinam as necessidades e preferências dos seus clientes e funcionários e aceleram o investimento em tecnologias que resolvem problemas específicos e fazem realmente a diferença.


Investir em tecnologia e software para resolver problemas específicos



Empresas que planeiam investir em tecnologia e software nos próximos 6 a 12 meses para ajudar a resolver problemas, melhorar processos e adaptarem-se às condições de um mercado em evolução (amplificado pela pandemia Covid-19), estão mais próximas do sucesso e da continuidade do negócio.

A velocidade da transformação é particularmente alta entre os comerciantes. Nos próximos 12 meses, ferramentas como relatórios analíticos para optimizar os gastos, rastreamento de correspondência e pacotes recebidos, e até armários inteligentes para levantamentos sem contacto serão adoptadas pelos retalhistas para se reinventarem e manterem no mercado.

À medida que as empresas investem em ferramentas e tecnologias para resolver problemas específicos, além de protegerem os seus funcionários e clientes, estão a acelerar o ritmo da mudança!