Skip to Main
Logo

Suporte técnico +351 259 330 080

(chamada para a rede fixa nacional)

Machine Learning: O que é e para que serve?

Machine learning é um ramo da Inteligência Artificial (AI) focado em construir aplicações que aprendam com os dados e melhorem a sua precisão ao longo do tempo, sem que para isso tenham de ser programados para tal.


"Machine Learning is the study of computer algorithms that improve automatically through experience." — Tom Mitchell


Neste ramo, os algoritmos são "treinados" para encontrarem padrões e recursos em quantidades gigantescas de dados e desta forma tomarem decisões e fazerem previsões baseadas em dados novos. Quanto melhor for o algoritmo, mais precisas são as decisões e as previsões à medida que eles processam mais dados.


Casos de uso no mundo real



Embora o Machine Learning já exista há décadas, foi nos últimos anos que vimos um grande impulso nas aplicações práticas que usam esta tecnologia.

A probabilidade de utilizarmos no dia-a-dia uma aplicação ou dispositivo que dependa de Machine Learning é enorme e os smartphones são um exemplo óbvio, assim como vários aplicativos como assistentes de voz, mapas e monitorizadores de exercício. Além destes, existem casos menos óbvios mas que conseguem fazer coisas incríveis.

Hoje em dia, um sistema de vigilância por exemplo, é mais que simples câmaras de vídeo monitorizadas por seguranças. Agora, os sistemas avançados empregam o Machine Learning para automatizar várias tarefas como detetar comportamentos suspeitos ou monitorizar indivíduos pelo reconhecimento facial.


Há muitos exemplos de Machine Learning à nossa volta



Assistentes digitais, como a Alexa e a Siri, procuram na web e reproduzem música em resposta aos nossos comandos de voz. Páginas web recomendam-nos produtos, filmes ou músicas de acordo com o que compramos, vemos ou ouvimos. Robots limpam-nos o chão de casa. Detetores de spam impedem que e-mails indesejados cheguem à nossa caixa de entrada. Sistemas de análise de imagens médicas ajudam os médicos a encontrar tumores que podiam ter deixado escapar. Até os primeiros carros autónomos já estão a chegar às estradas.

E podemos esperar mais. À medida que a big data fica cada vez maior, a computação se torna mais poderosa e acessível e os cientistas de dados continuam a desenvolver algoritmos mais capazes, o Machine Learning proporcionará uma eficiência cada vez maior ao nosso trabalho e vida pessoal.


As aplicações de Machine Learning que vemos hoje em dia já são surpreendentes, mas o que será que o futuro nos reserva?