Skip to Main
Logo

Suporte técnico +351 259 330 080

(chamada para a rede fixa nacional)

Ser apanhado num golpe de phishing da Netflix está mais fácil que nunca - Saiba como se proteger

Número de golpes disparam

O número de golpes de phishing da Netflix está maior do que nunca, tudo graças a um aumento dramático durante esta quarentena.

De acordo com a informação disponibilizada pela empresa de segurança Webroot, o volume de ataques de phishing da Netflix registados em julho foi 60% maior do que no ano anterior.

Analisando o período inteiro de quarentena (março-julho 2020), o número de URLs de phishing focados nos utilizadores de Netflix aumentou em 646% quando comparado com o período homólogo.

Serviços de entretenimento rivais também foram aproveitados para defraudar as vítimas desde o início da quarentena. O phishing no YouTube teve um aumento de 3.064% desde fevereiro, enquanto o número de ataques relacionados à HBO e Twitch também dispararam.

Uma das técnicas utilizadas recentemente relacionadas com a Netflix, por exemplo, alega que a conta do utilizador em questão foi hackeada e precisa de atualizar as informações da conta e/ou detalhes de pagamento.

Phishing da Netflix

Apesar do phishing relacionado com a Netflix já existir desde que a plataforma de streaming de vídeo ganhou predominância, estes golpes têm evoluído significativamente em anos recentes. Os criminosos têm agora uma especial atenção à gramática e sintaxe que normalmente "desmascaravam" estes emails, e as cópias de landing pages têm ficado cada vez mais convincentes.

Este problema é também agravado pelo número de dispositivos sem controlo usados para conduzir tarefas da empresa enquanto muitos funcionários continuam em casa - e também o número de dispositivos da empresa que são usados para atividades pessoais.

Se um utilizador está a utilizar um dispositivo de trabalho ou estiver conectado a uma rede de trabalho, isto adiciona uma camada extra de perigo e pode levar a consequências ainda mais sérias como infeção de ransomware em toda a rede da empresa.

Como se proteger

Para se protegerem de ataques de phishing, os utilizadores são aconselhados a examinar os emails que recebem à procura de anormalidades que possam identificar um golpe e a verificar os links dos sites conhecidos (neste caso, www.netflix.com) antes de entrar na conta ou efetuar qualquer pagamento.

Por sua vez, os negócios devem garantir que os seus funcionários tomam medidas de segurança apropriadas no que diz respeito à filtragem de emails e uso de antivirus certificados.

Nos dias que correm todo o cuidado é pouco na Internet e estes cuidados podem prevenir problemas maiores no futuro.